No âmbito do Projeto 5 de Cooperação no Domínio da Defesa entre Portugal e Moçambique, terminou no dia 01 junho o contributo dos três assessores temporários das áreas especificas do Instituto Universitário Militar ao Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza” (ISEDEF) em Maputo, a missão teve início em 21 de março, com o contributo dos seguintes oficiais, COR PILAV Serrano Paulino, MAJ INF Rodrigues Gomes e MAJ ART Fonseca Vicente.
O empenhamento dos três assessores foi desfasado no tempo, tendo o Major Vicente, iniciado o seu empenhamento ao serviço no ISEDEF entre 21 de março e 15 de abril de 2022. Neste período foi o docente responsável por ministrar as unidades curriculares de Planeamento de Doutrina das Operações e de Operações Defensivas. Além da docência, o Major Vicente contribuiu ainda para o desenvolvimento da autonomia dos professores do ISEDEF nestas matérias e para o sistema de controlo e qualidade aplicado no ISEDEF.
Foi neste âmbito que desenvolveu um novo sistema de controlo e gestão das notas a aplicar no ISEDEF, que visa agilizar a aplicação do sistema avaliação dos alunos do ISEDEF e mitigar a possibilidade de ocorrerem erros. Este novo sistema foi alvo de apresentação às Direções Pedagógica e Académica do ISEDEF, que demostraram grande interesse em aplicar este novo sistema nos seus serviços.

Apresentação do novo sistema de gestão e controlo de notas, pelo Major Vicente à Direção Pedagógica do ISEDEF
O Major Rodrigues Gomes prestou serviço no ISEDEF entre 18 de abril e 16 de maio de 2022. Neste período foi o docente responsável por ministrar as unidades curriculares de Operações Ofensivas. Além da docência, o Major Rodrigues contribuiu ainda para o desenvolvimento da autonomia dos professores do ISEDEF nestas matérias e para a aplicação do sistema de controlo e qualidade no ISEDEF.

Cerimónia de despedida do MAJ INF Gomes
O COR PILAV Serrano Paulino, iniciou o seu empenhamento ao serviço no ISEDEF entre 04 de abril e 03 de junho de 2022. A sua prestação como professor das Unidade Curriculares de “Doutrina Aérea”, “Operações Aéreas” e “Logística Aérea”, no âmbito das Matérias Especificas da Força Aérea, muito contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos dos oficiais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), possibilitando a uniformização de doutrinas, mas também a formação de potenciais oficiais de estado-maior, quadros superiores das forças armadas e professores do ISEDEF.
Desde 2014, data da edificação do ISEDEF, que Portugal tem contribuído, através de Assessores Técnicos Temporários do IUM, de uma forma significativa, para a formação superior dos oficiais das FADM.
O reconhecimento que o Comando do ISEDEF atribui aos três oficiais, no final de cada missão, só vem reforçar a necessidade de Portugal, através do IUM, continuar a investir na Formação deste país, a fim de colmatar as lacunas da sua formação superior.

Apresentação do modelo de controlo e de qualidade ao comando do ISEDEF