
O surgimento da internet estimulou a criação de uma sociedade em rede e de matriz digital. Gerando múltiplas interdependências, o ciberespaço tornou-se indispensável à vida das sociedades da era da informação, afirmando-se como um espaço de exercício de cidadania, criação de riqueza e afirmação de valores.
A gestão de crises no ciberespaço, obrigando a uma avaliação permanente das ameaças, vulnerabilidades e riscos, exige uma resposta nacional sinérgica, coerente e articulada. Esta, respeitando os limites de competências dos vários atores, deverá envolver toda a sociedade, explorando sinergias nacionais e a cooperação internacional. Num mundo hiperconetado, cada vez mais complexo e volátil, a utilização livre, aberta e segura do ciberespaço não só se afirma como uma prioridade estratégica nacional como constitui também um fator de resiliência para Portugal.
Este webinar insere-se no âmbito do Seminário de “Ciberdefesa e Tecnologias Militares” do Doutoramento em Ciências Militares do Instituto Universitário Militar.
Realizado em parceria com a Academia Militar, este evento contará com a moderação do BGen Viegas Nunes e com a participação dos seguintes oradores:
– Lino Santos (Diretor do Centro Nacional de Cibersegurança);
– Carlos Cabreiro (Diretor da UNC3T da PJ);
– Gonçalo Curado (SIRP);
– TCor Tm José Teixeira (Chefe do Centro de Ciberdefesa do EMGFA);
– Paulo Moniz (Diretor de Cibersegurança e Risco do Grupo EDP/CIIWA).
De forma a permitir uma maior interação com os oradores convidados, após as várias intervenções, terá lugar um período de debate.
Por questões de segurança e controlo do acesso à plataforma, todos os participantes devem realizar a sua pré-inscrição via plataforma eventbrite através do seguinte link:
https://webinar_ciberameacas_e_gestao_de_crises.eventbrite.pt