ATIVIDADES DO PROJETO 5 – ISEDEF MOÇAMBIQUE – VISITA DO 1.º CURSO DE ESTADO-MAIOR CONJUNTO INTENSIVO AO ESTADO-MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS DE MOÇAMBIQUE

posted in: Direção | 0

No âmbito do Projeto 5 (P5) da Cooperação no Domínio da Defesa (CDD) entre Portugal e Moçambique, foi realizada em 23 de fevereiro de 2022, uma visita do 1.º Curso de Estado-Maior Conjunto Intensivo (CEMC-I) ao Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) de Moçambique, em Maputo. Esta visita foi determinada por Sua Ex.ª o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) de Moçambique, Almirante Joaquim Mangrasse, no sentido de apresentar a organização e o funcionamento dos vários departamentos do EMGFA, incluindo uma reunião, presidida por Sua Ex.ª o CEMGFA, destinada a partilhar e discutir princípios e valores permanentes, bem como algumas sugestões e ideias para os desafios presentes e futuros das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). Neste evento, para além do CEMC-I e da estrutura superior do EMGFA, estiveram presentes, por indicação expressa de Sua Ex.ª o CEMGFA, o Diretor Técnico (DT) do Projeto 1 da Cooperação no Domínio da Defesa (CDD), o Exmo. BGen Francisco Duarte, o DT do P5, o Diretor do Projeto 5, Capitão-de-fragata Brito Afonso e o ATP do P5, Maj Pedro Monteiro (Docente do CEMC-I). A visita terminou com o almoço e visita ao refeitório e futuras instalações de lazer do EMGFA, que se constitui como o modelo a replicar nas demais unidades das FADM.

Neste evento, a CDD foi alvo de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por parte de Sua Ex.ª o CEMGFA de Moçambique, particularmente o P5, pelo seu apoio na organização e condução do CEMC-I, cujo foco visou o ajustamento do curso às necessidades sentidas pelas FADM, particularmente no processo de planeamento de operações, logística militar e gestão de recursos humanos e materiais. Realça-se a indispensável interação entre o P1 e o P5 da CDD, que viabilizou a contínua adaptação do curso, mediante o feedback recebido pelo CEMGFA, contribuindo para enaltecer a profícua cooperação entre os militares portugueses e moçambicanos.

Reunião com o CEM-I presidida por Sua Ex.ª o CEMGFA de Moçambique, Almirante Joaquim Mangrasse.

Visita ao refeitório do EMGFA de Moçambique.

Visita a futuras instalações no EMGFA de Moçambique.

Foto de Família do Curso de Estado-Maior Conjunto Intensivo no EMGFA, com Sua Ex-ª o CEMGFA, o Diretor Técnico do P1, o Diretor e Assessor Técnico do P5 da CDD e estrutura superior do EMGFA de Moçambique.

Comments are closed.