No âmbito do Projeto 5 de Cooperação no Domínio da Defesa entre Portugal e Moçambique, decorreu em dezembro de 2021, no Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) moçambicanas em Maputo, uma palestra dedicada à implementação de um Modelo Doutrinário nas Forças Armadas e de Defesa de Moçambique (FADM). Esta palestra, realizada pelo Assessor Técnico Permanente (ATP), Maj Pedro Monteiro, encontra-se enquadrada nos objetivos específicos do Projeto 5 e foi devidamente coordenada com o Projeto 1 da CDD, visando colmatar uma necessidade sentida pelo Departamento de Educação Cívica e Patriótica do EMGFA de Moçambique. A palestra foi presidida pelo Diretor do Departamento de Educação Cívica e Patriótica, o Exmo. BGen Abel Zicai David, e pelo Diretor Técnico do Projeto 1 da CDD, o Exmo. BGen Francisco Duarte.

Decorreu ainda, na Escola de Sargentos das Forças Armadas (ESFA) de Moçambique em Boane, a apresentação da Proposta de Reorganização da Direção Pedagógica da ESFA, decorrida também em dezembro 2021, realizada pelo ATP TCor António Ferreira, tendo sido presidida pelo Comandante da Escola de Sargentos, o Exmo. Comodoro Zefanias Mambirisse. Esta apresentação incluiu a proposta da nova organização dos Ciclos e a criação de novos cursos de formação de Sargentos das FADM, tendo sido aprovada por todos os conselheiros presentes. A proposta apresentada, após despacho do CEMGFA, será previsivelmente colocada em prática, já no inicio do ano letivo de 2022.

Ambos os eventos, foram alvo de apreço e gratidão, por parte das FADM, nos quais, foi enaltecida a profícua cooperação entre os militares portugueses e moçambicanos.