PALESTRAS DE DOUTRINA E REESTRUTURAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS DO PROJETO 5 – INSTITUTO SUPERIOR DE ESTUDOS DE DEFESA DE MOÇAMBIQUE

posted in: Direção | 0

No âmbito do Projeto 5 de Cooperação no Domínio da Defesa entre Portugal e Moçambique, decorreu em dezembro de 2021, no Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) moçambicanas em Maputo, uma palestra dedicada à implementação de um Modelo Doutrinário nas Forças Armadas e de Defesa de Moçambique (FADM). Esta palestra, realizada pelo Assessor Técnico Permanente (ATP), Maj Pedro Monteiro, encontra-se enquadrada nos objetivos específicos do Projeto 5 e foi devidamente coordenada com o Projeto 1 da CDD, visando colmatar uma necessidade sentida pelo Departamento de Educação Cívica e Patriótica do EMGFA de Moçambique. A palestra foi presidida pelo Diretor do Departamento de Educação Cívica e Patriótica, o Exmo. BGen Abel Zicai David, e pelo Diretor Técnico do Projeto 1 da CDD, o Exmo. BGen Francisco Duarte.

Palestra sobre a implementação de um modelo doutrinário nas FADM, realizada no EMGFA de Moçambique, em Maputo.

Decorreu ainda, na Escola de Sargentos das Forças Armadas (ESFA) de Moçambique em Boane, a apresentação da Proposta de Reorganização da Direção Pedagógica da ESFA, decorrida também em dezembro 2021, realizada pelo ATP TCor António Ferreira, tendo sido presidida pelo Comandante da Escola de Sargentos, o Exmo. Comodoro Zefanias Mambirisse. Esta apresentação incluiu a proposta da nova organização dos Ciclos e a criação de novos cursos de formação de Sargentos das FADM, tendo sido aprovada por todos os conselheiros presentes. A proposta apresentada, após despacho do CEMGFA, será previsivelmente colocada em prática, já no inicio do ano letivo de 2022.

Apresentação da Proposta de Reorganização da Direção Pedagógica da ESFA.

Ambos os eventos, foram alvo de apreço e gratidão, por parte das FADM, nos quais, foi enaltecida a profícua cooperação entre os militares portugueses e moçambicanos.

Comments are closed.