No passado dia 11 de maio decorreu – em formato online – a cerimónia de encerramento do Programa Avançado de Gestão de Crises.
Este programa de formação foi uma iniciativa conjunta do Instituto Universitário Militar (IUM) e do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (IEP). Os objetivos deste curso foram definidos em quatro vetores:
- Discutir o complexo contexto estratégico atual de incerteza, indutor de circunstâncias que podem degenerar em violência, crises e desastres destrutivos;
- Proporcionar conhecimentos teórico-práticos atuais sobre a Gestão de Crises;
- Analisar algumas das ameaças a Portugal focando o atual contexto geoestratégico, os desafios à cibersegurança, os desastres naturais na área florestal e a ocorrência previsível de futuras pandemias;
- Explicitar a estrutura nacional de gestão de crises e avaliar a sua adaptação ao normativo internacional.
Esta formação iniciou-se a 13 de abril 2021 e terminou, assim, em 11 de maio de 2021. Foi realizada em formato online com recurso a diferentes plataformas que auxiliaram a interação entre os docentes e os auditores. A turma deste curso foi composta por 53 auditores, originários do sector privado e público. Com uma distribuição de formação académica e experiências profissionais muito diversas, foi possível potenciar uma discussão multidisciplinar, mas convergente na problemática da Gestão de Crises. Para além dos participantes nacionais, a turma foi composta por auditores de Angola, de Cabo Verde, de Moçambique, da Polónia e da Ucrânia.
Considera-se que esta ação de formação comprovou a clara a mais-valia que a parceria entre instituições de ensino de referência pode trazer para o panorama académico nacional. De facto, a experiência recente de colaboração entre o Instituto Universitário Militar e o Instituto de Estudos Políticos tem demonstrado bons resultado e excelentes níveis de aceitabilidade no panorama de oferta formativa nacional e internacional.




