Mensagem de apresentação do novo Comandante do IUM TGEN PILAV José Augusto de Barros Ferreira

posted in: Sem categoria | 0

Exmos Senhores oficiais-Generais:

  • MGEN Coelho Rebelo, Chefe do Departamento de Estudos Pós-Graduados;
  • COM Sousa Costa, Diretor da Unidade Politécnica Militar;
  • COM Ramalho Marreiros, Chefe do Centro de Investigação do IUM;

Exmo Sr Coronel Correia, representante Sénior da Guarda Nacional Republicana

Senhores Oficiais, Professores e Investigadores;

Senhores Auditores e Doutorandos;

Senhores oficiais, sargentos, praças e funcionários civis do Instituto

Distintos Convidados;

A  todos  apresento  os  meus  cumprimentos  e  agradeço  a  presença  de V. Exªs nesta ocasião, que entendo como um sinal de solidariedade pessoal e institucional, e o reconhecimento da importância do momento.  

Na hora em que assumo a responsabilidade de comandar o Instituto Universitário Militar, é, com manifesto orgulho e profundo sentido de missão, que posso assegurar que irei procurar corresponder à confiança que em mim foi depositada e que tudo farei para honrar aqueles que me antecederam.

Quero também destacar o estímulo pela assunção destas novas funções e realçar que estou bem ciente do peso da responsabilidade em garantir a continuidade da excelência do Instituto Universitário Militar, promovendo o seu desenvolvimento ao serviço de  Portugal, dos portugueses,  das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana.

Começo por expressar o meu profundo apreço a todos que aqui servem e que, como tantos outros que por cá passaram, têm, ao longo dos anos, com grande dignidade, mestria e profundo sentido de missão, contribuído para que o Instituto Universitário Militar seja hoje uma instituição  de excelência, reconhecida e de referência.

Por este motivo, entendo ser este o momento apropriado para lembrar os resultados do percurso iniciado pelos meus antecessores na transformação do Ensino Superior Militar, no respeito pela cultura institucional e autonomia cada ramo e da Guarda Nacional Republicana.  

Neste contexto evolutivo e de transformação, importa mencionar a relevância que os 2 novos ciclos formativos, iniciados este ano letivo assumem.

De facto, o início do ciclo de estudos conducente ao doutoramento em Ciências Militares e a abertura da Unidade Politécnica Militar, são acontecimentos que  representam um progresso acrescido na oferta formativa deste Instituto, em benefício de todos, mas particularmente, dos quadros das Forças Armadas e da Guarda nacional republicana.

o ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor, representa a consolidação do conceito científico de ciências militares nesta instituição, certifica o ensino aqui ministrado e constitui motivo de motivação, extensiva a toda atividade educativa. trata-se do desfecho natural de um longo processo iniciado em 2015, e que urge continuar a robustecer.

Por seu turno, a integração do ensino politécnico nas forças armadas e na Guarda, deriva da preocupação constante em melhorar a formação inicial dos sargentos do quadro permanente, conferindo-lhe mais e melhores competências científicas e técnicas, preparando-os para atuarem em cenários  de maior exigência, de forma a antecipar, intervir e responder aos desafios que se avizinham.

Num mundo em rápida mudança, crescente imprevisibilidade, volatilidade, e num ambiente de emergência de novos conhecimentos e tecnologias, compete ao Instituto Universitário Militar, promover a reflexão sobre o futuro, num contexto de “permanente evolução do conhecimento militar”. Mais do que pensar e ensinar num determinado quadro cartesiano de referências, importa aprender a refletir, com flexibilidade e capacidade de adaptação, pelo que se torna importante, analisar com realismo, questionar com objetividade, discutir com abertura e criticar com sentido construtivo, favorecendo a dimensão do desenvolvimento pessoal, da    responsabilização    e    da    ética.

Não obstante o reconhecido mérito da obra realizada até ao presente, muito terá ainda de ser empreendido e consolidado, no quadro dos objetivos superiormente traçados para este instituto e reforçados através da mensagem proferida por sua excelência o presidente da república e comandante supremo das forças armadas, por ocasião da sessão solene de abertura do ano letivo 2020-21.

Neste enquadramento, entendo que o caminho apontado é o da continuidade, e o da consolidação dos alicerces desta institutição e das suas unidades autónomas.  É  neste  contexto  que  temos necessariamente   de  desenvolver iniciativas  em  consonância  com  a  promoção  de  um  ensino ativo, alinhado com a investigação, com a inovação e contribuindo para o desenvolvimento de uma  sociedade  sustentável.

Tal desiderato passa pela realização de um conjunto de atividades que permitam reforçar  os projetos de investigação, desenvolvimento e inovação no âmbito das Ciências Militares. Para tal, é essencial alinhar objetivos e reforçar a cooperação com outras instituições académicas, nacionais e internacionais, de reputação reconhecida e firmada, explorando sinergias  que potenciem a criação do conhecimento, e a progressão nas diversas  cadeias  de  valor  de  cada  área.

No plano interno, esta intenção converge naturalmente com a necessidade de, reforçarmos os laços de cooperação já existentes entre as unidades autónomas, incrementando a troca de conhecimento, favorecendo intercâmbios, formação e parcerias. Adicionalmente será necessário analisar a implementação de mecanismos de coordenação eficientes dos centros de investigação, por forma a assegurar uma efetiva cooperação na I&D em diversas áreas transversais ou capacidades semelhantes, gerando sinergias e economia de recursos, designadamente em termos de financiamento, e massa critica acrescida.

No plano externo, e também na via da internacionalização, devemos favorecer a cooperação e o intercâmbio científico e pedagógico com outras instituições análogas.

 Adquire particular relevo o favorecimento de relações entre os povos dos países de lingua oficial portuguesa, sem contudo descurarmos a aproximação e interação com os nossos aliados tradicionais.

Nesta matéria é de toda a justiça referir  os esforços desenvolvidos pelo instituto universitário militar, no apoio à política externa portuguesa, através da Cooperação Militar, recebendo Oficiais ou enviando membros do Corpo Docente para os países amigos, e ainda, da participação criteriosa em outras atividades com escolas congéneres.

O desafio colocado ao ium para a implementação de uma Estratégia de Investigação e  Inovação  tem  também como  objetivo  colmatar   lacunas   identificadas no processo de acreditação dos ciclos de estudo, particularmente, o  doutoramento.

Embora já em curso, urge suplantar as deficiências de rácios e estabilidade do corpo docente, através da criação de um quadro apelativo para doutorados civis, que irá permitir divulgar a nossa imagem, reforçar a qualificação do corpo docente e abrir as portas a um incremento das parcerias com universidades nacionais de referência.

Em complementaridade ao anterior, deverá ser preconizado um equilibrio na gestão de carreira de oficiais com doutoramento, que seja convergente com a necessidade  de conferir estabilidade ao corpo docente e que contribua para o acréscimo da produção e valorização do conhecimento científico.

porque vivemos inseridos numa sociedade em evolução acelerada,  nesta reflexão gostaria ainda de abordar temas prementes como as novas dinâmicas de transformação digital, a valorização da ciberdefesa, ou as preocupações acrescidas com as alterações climáticas, temas estes que pela sua transversalidade, impacto social mas também oportunidade, que representam, serão certamente incorporados nas diferentes agendas   desta instituição.

Vivemos um momento único das nossas vidas. A fim de continuarmos a cumprir bem a nossa missão, e decorrente da conjuntura que atravessamos, fruto desta pandemia que todos afeta, é imperioso que não nos resignemos, continuarmos a saber reagir, para encontrar melhores formas de organização e de resposta, permitindo, assim, uma maior eficácia e economia de recursos.

É um objetivo a alcançar com saber, realismo, equilíbrio, prudência e bom senso.

Apresentada esta minha visão, e antes de terminar estas breves palavras, e muito embora não esteja presente nesta sala, permitam-me manifestar uma palavra de apreço ao senhor tenente-general rafael martins, meu camarada e estimado amigo, que hoje cessou funções.

Seguramente que deixa neste instituto uma marca forte e positiva, que dignifica e prestigia as forças armadas. Cumpre-me capitalizar a excelente dinâmica e o trabalho valoroso que me legou, e por isso rendo-lhe uma palavra de homenagem e gratidão, e quero desejar-lhe as maiores venturas para o seu próximo cargo. 

Para terminar gostaria de referir que me comprometo a zelar pela melhoria contínua do ensino ministrado, incrementando a sua eficiência onde necessário em articulação com os ramos e a Guarda Nacional Republicana, de forma a garantir que os nossos militares recebem a melhor preparação possível. Por essa razão, manifesto a minha total disponibilidade para dar resposta  às vossas solicitações e melhorar a nossa atuação.

Na dimensão do compromisso que hoje assumo, tenho consciência da exigência do cargo para o qual fui empossado e das dificuldades que tenho pela frente.

Perante vós, reitero a minha total disponibilidade, conhecimento e vontade para cumprir este mandato e  merecer a confiança que em mim foi depositada.

 Disse

Pedrouços, 29 de outubro de 2020

 

Comments are closed.